Rolim de Moura - Dr. Lauro Lopes quer Agentes Comunitários de Saúde equipados e com melhores condições de trabalho

Os programas dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o da Saúde da Família (PSF), são programas fundamentais para a saúde preventiva da população

Por Assessoria 12/11/2018 - 12:09 hs

Os programas dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o da Saúde da Família (PSF), são programas fundamentais para a saúde preventiva da população, basta ver que ainda em 2005, segundo dados da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira eram acompanhadas pelos ACS e mais de 72 milhões de pessoas pelas equipes de Saúde da Família – PSF. Hoje a atuação desses agentes aumentou em muito, assim como, a quantidade de pessoas atendidas pelos programas.

 

Preocupado com a melhoria dos trabalhos e das condições oferecidas aos Agentes Comunitários de Saúde, na última sessão ordinária realizada no dia 10 de setembro, o Vereador Dr. Lauro Lopes – PRB, entrou com um requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando do executivo municipal a aquisição de materiais e equipamentos, dentre os quais Tablets ou Smartfones equipados com softwares destinados a cadastramento das pessoas atendidas, bem como a compra de balança tipo bolsa, uniforme tipo jaleco ou camiseta, crachá de identificação dos servidores, protetores solar, além de outros matérias necessários ao bom desenvolvimento de suas atividades.

 

"Sabemos da importância da função, haja vista, que O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contribui de forma significativa para a melhoria da saúde da população. Agora, com a declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública em função do aumento de casos de microcefalia relacionado ao vírus Zika, os ACS têm também um papel fundamental no combate ao Aedes aegypti. Entendo que o vínculo do agente comunitário com as famílias facilita as ações e fortalece a mobilização da população. Por isso, sua participação no combate aos criadouros e na orientação sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito é de extrema importância, por isso a importância de dar aos mesmos condições de trabalho ideal para o desenvolvimento de suas atividades", disse Dr. Lauro

 

Ainda na mesma sessão, Dr. Lauro Lopes entrou com um anteprojeto que dispões sobre isenção de Imposto Territorial e Urbano – IPTU para os mutuários do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, desde que se enquadre dentro da faixa social. O referido anteprojeto também foi aprovado e enviado ao executivo municipal.